Chás para Enxaqueca: conheça os principais chás medicinais para curar dor de cabeça

Existem diferentes tipos de plantas medicinais que são utilizadas para tratar problemas de saúde, como as dores de cabeça da enxaqueca. Os chás medicinais são boas opções para pessoas que possuem efeitos colaterais ao consumirem remédios controlados em excesso, como intoxicação do fígado.

Para que a dor de cabeça seja eliminada, é preciso atingir a sua causa. Por isso, os chás com propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes são excelentes opções para acabar com o problema, trazendo bem-estar e sensação agradável ao corpo.

Se você se interessou por combater a enxaqueca de forma natural e saudável, confira dicas de chás que ajudam aliviar as dores de cabeça.

Chás para Enxaqueca Forte

Remédios caseiros para enxaqueca

Se você sofre de enxaqueca forte, vai gostar de saber que existe uma variedade de plantas medicinais que podem reverter os sintomas. Esses tipos de chás podem ser ingeridos tanto na enxaqueca leve, moderada e forte, quanto na enxaqueca crônica.

Confira abaixo algumas dicas de chás para enxaqueca forte:

  • Chá de gengibre: possui propriedades anti-inflamatórias, já que em sua composição é possível encontrar o gingerol, que age como aspirina e ajuda a aliviar a inflamação e a dor;
  • Chá de hortelã: possui vitamina A, B e C, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Ele age como calmante, anti-inflamatório, combate problemas intestinais e estomacais, além de combater dores de cabeça;
  • Chá de camomila: ajuda acalmar e relaxar, alivia tensões, combate má digestão e gases, ajuda a aliviar olhos cansados e inchados, além de combater enjoos, sintomas de gripes e resfriados. Devido a suas propriedades calmantes, ajuda no alívio da dor de cabeça;
  • Chá de boldo: age como desintoxicante, aliviando as dores de cabeça, principalmente aquelas providas da ressaca, devido sua ação descongestionadora do fígado;
  • Chá de folhas de abacate: possuem propriedades calmantes e antioxidantes que ajudam a combater a dor de cabeça tensional;
  • Chá de laranja: suas propriedades medicinais ajudam no combate da dor de cabeça, além de prevenir gripes e resfriados; controla hipertensão, digestão e possui efeito emagrecedor.

Chás para Enxaqueca Menstrual

Mulher com enxaqueca menstrual forte

Muitas mulheres sofrem com os sintomas da temida TPM. Um dos sinais clássicos da Tensão Pré Menstrual são as cólicas, entretanto, é bastante comum, também, que esse público tenha fortes dores de cabeça no período de dois dias antes até três dias depois da menstruação.

Para reverter esse incomodo, é possível tomar alguns chás para enxaqueca menstrual específicos. Além de acabarem com a dor de cabeça, ajudam a aliviar outros sintomas do período, trazendo alívio e bem-estar ao corpo como um todo.

Confira os principais chás para enxaqueca menstrual:

  • Chá de gengibre: as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ação analgésica, melhoram a ação sanguínea, diminuindo eficazmente as dores de cabeça provenientes do período menstrual;
  • Chá de erva cidreira: esse chá possui poder relaxante e ansiolítico, melhorando a qualidade do sono, vertigem e enxaqueca menstrual;
  • Chá de sementes de girassol: rico em minerais e vitaminas, reduz dores tensionais, relaxa músculos, melhora os vasos sanguíneos e combate a fadiga, contribuindo para o combate da enxaqueca menstrual.

Chás para Enxaqueca Crônica

Se você é diagnosticado com enxaqueca crônica e procura por métodos alternativos, naturais e/ou saudáveis de aliviar as dores, existem dois tipos de chás medicinais que combatem especificamente as dores de cabeça intensas.

  • Chá de camomila: como já explicado, o chá de camomila possui propriedades calmantes e que ajudam a combater a enxaqueca crônica de forma mais eficaz que outros tipos de chás;
  • Chá de alfazema: conhecida como alfazema ou lavanda, esse chá medicinal possui propriedades analgésicas, calmantes, anti-inflamatórias e antiespasmódico. Dessa forma, alivia enxaquecas fortes e crônicas, combate náuseas, melhora a circulação e traz efeito tranquilizador ao corpo, combatendo a tensão nervosa.

Chá Caseiro: conheça 6 receitas de chá para enxaqueca

Chá de gengibre para enxaqueca

Se você se interessou por algum desses chás para enxaqueca, abaixo separamos algumas das principais receitas para você experimentar quando a dor de cabeça bater.

Chá de camomila

Coloque uma colher de flores de camomila em uma xícara com água fervida. Deixe em infusão por três minutos, coe e beba em seguida.

Chá de gengibre

Rale 25 gramas de gengibre fresco, misture com 500 ml de água e deixe ferver por 15 ou 20 minutos. Coe e beba em seguida.

Chá de alfazema

Adicione duas colheres de folhas de alfazema em um litro de água fervida. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba em seguida.

Chá de erva cidreira

Coloque três colheres de erva cidreira em uma xícara com água fervida, deixe em infusão por cinco minutos, coe e beba em seguida.

Chá de boldo

Coloque uma colher de folhas de boldo picadas em infusão na água fervida, depois coe e beba em seguida.

Chá de hortelã

Ferva 10 folhas de hortelã em 200 ml de água, depois coe e beba em seguida.

É preciso tomar diariamente os chás caseiros para enxaqueca, assim seus efeitos podem ser melhor sentidos.

No vídeo abaixo, estão dicas de outros alimentos que podem ser ingeridos como chás para enxaqueca:

Fontes 

https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/52776

http://www.scielo.br/pdf/abb/v3n2s1/v3n2s1a18.pdf 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *