O que é Enxaqueca com Aura?

A enxaqueca é uma dor de cabeça mais forte do que a cefaleia. Cefaleia é o termo usado na medicina para a dor de cabeça comum. A enxaqueca é um tipo de cefaleia, porém é uma doença neurológica, enquanto que a cefaleia pode ter outra causa. A enxaqueca pode ter vários gatilhos,desde alimentação, esforço, temperaturas extremas, desequilíbrio hormonal e até mesmo fator genético. As dores podem causar latejamento em uma área específica e pode variar de intensidade.Náuseas, desconforto com a luz e com sons também pode acompanhar a crise de enxaqueca.

A enxaqueca apresenta outros diversos sintomas e podem variar para cada pessoa. É comum apresentar dores locais, perda de visão temporária, sensibilidade à luz ou até mesmo visão distorcida. Flashes de luz também é comum durante a crise de enxaqueca. Tontura, vertigem e vômitos são sintomas comuns antes da enxaqueca. Cuidado com a sensação de pressão na cabeça.

enxaqueca com aura crônica imagem co

Não se tem certeza ainda a causa da enxaqueca. Médicos recomendam o paciente buscar um médico assim que acontecer a primeira crise. Quanto mais cedo começar o tratamento apropriado, menos crises poderão acontecer. Médicos também reprovam o uso sem controle de analgésicos. É possível que o abuso de remédios provoquem o efeito rebote: pioram a dor da enxaqueca em vez de aliviar. Os remédios específicos para enxaqueca agem dilatando os vasos sanguíneos da cabeça, aliviando a pressão da dor. Esse efeito raramente é obtido apenas com analgésicos para cefaleia.

O que é Enxaqueca com Aura?

A enxaqueca com aura é a dor de cabeça mais forte que a cefaleia que apresenta algum tipo de sintoma antes da dor. Há vários tipos de auras em crises de enxaqueca, a visual é a mais relatada para os médicos. A enxaqueca com aura pode apresentar alguns sintomas próprios, como alterações sensitivas, formigamentos pelo corpo, suor excessivo e dificuldade para falar. Em casos mais graves o paciente pode referir alucinações. Quando o paciente começa a tratar a enxaqueca com aura, um dos objetivos do tratamento para enxaqueca é curar esse sintoma, que pode ter consequências sérias.

A aura visual é um sintoma presente em aproximadamente 20% das pessoas que sofrem com enxaqueca. É um sintoma que apresenta alterações na visão,geralmente antes da dor acontecer. Pacientes relatam manchas na visão, escuridão na visão periférica, flashes coloridos, formas tremeluzentes, pontos de luz dentre outras alterações.

Visão embaçada com pontos de luz

Tipos de Aura

O termo aura é usado como pressentimento para a enxaqueca com aura. Neste tipo de enxaqueca, os sintomas costumam aparecer de 15 a 60 minutos antes do surgimento da dor. Assim que o paciente começa a sentir a dor da enxaqueca, os sintomas de aura somem. Em casos em que os sintomas de aura não desaparecem com o surgimento da dor, busque um médico neurologista imediatamente.

Eis os tipos de aura que podem anteceder uma crise de enxaqueca:

  • Aura sensorial: formigamentos pela região da face, boca, língua;
  • Aura motora: diminuição da força muscular, problemas com a fala;
  • Aura visual: mudanças na visão. 

A aura antes da enxaqueca é provocada por falta de oxigênio em algumas áreas do cérebro. Estas áreas correspondem ao local que está sofrendo com a aura.

Tenha Cuidado

É de extrema importância buscar tratamento para a enxaqueca. A automedicação pode levar ao efeito rebote e aumentar a intensidade da dor. Além disso, a enxaqueca com aura, principalmente a aura visual, pode desencadear outros problemas. Alterações na visão e percepção de espaço pode desenvolver alguma fobia. É comum pacientes, principalmente os mais jovens, referirem sensação de claustrofobia após uma crise de enxaqueca com aura.

Mulher com dor de cabeça

Buscar um médico neurologista é importante para evitar as dores intensas e até mesmo outros problemas. O tratamento adequado indicado por um neurologista pode aliviar as crises e diminuir a frequência. Aliviar a aura também é um dos objetivos do tratamento para esse tipo de enxaqueca. É possível aliviar os desconfortos e melhorar a qualidade de vida do paciente.

O paciente pode optar por um tratamento preventivo contra a enxaqueca. Esse tipo de tratamento é indicado para quem já teve uma crise de enxaqueca e sofre pelo menos 2x por semana com dor de cabeça comum. O neurologista pode indicar medicamentos de uso diário, geralmente da classe dos antidepressivos ou do tratamento para epilepsia, em doses baixíssimas. É necessário uma avaliação do paciente para indicar o melhor tratamento.

É importante lembrar que nem sempre o tratamento indicado pelo neurologista pode ter resultados. A enxaqueca é uma doença que pode ter muitas causas. Alimentos específicos, alteração hormonal, problemas de coluna dentre centenas de outros fatores podem desencadear uma crise de enxaqueca. Por isso, é necessário o acompanhamento médico constante para descobrir qual é a causa principal das dores. Lembre-se, a automedicação pode piorar o quadro de enxaqueca. Busque um médico em caso de dúvidas.

Fontes: 

http://www.headachejournal.org/SpringboardWebApp/userfiles/headache/file/Portugese/Port%20-%20Aura%20com%20dor%20de%20cabeca%20(cefaleia).pdf 

http://www.headachejournal.org/SpringboardWebApp/userfiles/headache/file/Portugese/Port%20-%20Aura%20com%20dor%20de%20cabeca%20(cefaleia).pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *