Enxaqueca Catamenial

mulher sofrendo de enxaqueca catamenial

A enxaqueca é uma doença neurológica que afeta aproximadamente 30 milhões de brasileiros. É caracterizada pela forte dor de cabeça em apenas uma região da cabeça. A enxaqueca pode ter várias causas e não se sabe ao certo o que desencadeia uma crise de enxaqueca.Fatores como alimentação, temperaturas extremas, estresse,desequilíbrio hormonal e principalmente fator genético são algumas das causas conhecidas.

mulher sofrendo de enxaqueca catamenial

Para diagnosticar corretamente a enxaqueca é necessário o acompanhamento feito por um neurologista, que fará um perfil completo do paciente para descobrir qual a fonte da crise de enxaqueca. Apesar da dificuldade para descobrir a raiz do problema, é uma doença de tratamento fácil, se o paciente seguir rigorosamente. Médicos sempre pedem cuidado com a automedicação, pois no caso da enxaqueca o abuso de analgésicos podem causar um efeito rebote: a dor pode piorar. Os remédios para enxaqueca são específicos e agem diferente do analgésico comum.

Mulheres são as principais sofredoras com a enxaqueca. São vários os fatores, principalmente o ciclo menstrual. Médicos apontam principalmente para o período da gravidez, momento na vida da mulher em que os hormônios ficam estáveis. Aproximadamente 80% que sofrem de enxaqueca contam que as dores melhoram significativamente durante a gestação.

Quando o Período Menstrual chega a tendência é piorar

O estrógeno e a progesterona são os principais hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. Quando a menstruação está para acontecer, seus níveis baixam drasticamente. Essa queda hormonal muito brusca resulta na queda da serotonina, hormônio do bem-estar.Esse hormônio está relacionado com as crises de enxaqueca. A falta de serotonina produz um terceiro hormônio, que está relacionado com a dilatação dos vasos sanguíneos. É por causa da serotonina que remédios antidepressivos podem ser receitados para controlar as dores.

Mulher com cólica e dor de cabeça.

É comum a enxaqueca catamenial acompanhar os outros sintomas da tensão pré-menstrual, uma vez que é a mudança hormonal que os causam. Mulheres que tomam anticoncepcionais também não estão fora da zona de risco, já que a pausa da pílula necessária para a menstruação o nível hormonal baixa. Médicos afirmam que a soma de enxaqueca,tabagismo e anticoncepcional aumentam em até 18x o risco de AVC. Então é necessário extremo cuidado tanto com o anticoncepcional quanto com o cigarro.

Sintomas da Enxaqueca Catamenial

Os sintomas da enxaqueca geralmente aparecem até dois dias antes da menstruação. É possível que seja confundido com sintomas da TPM (tensão pré menstrual). O principal sintoma é a dor de cabeça intensa. Pode ser acompanhada pela sensibilidade à luz e ao barulho. Também pode estar presente enjoos e mal estar. 

Sintomas da TPM:

  • Variações de humor;
  • Sensibilidade emocional;
  • Ansiedade;
  • Desconfortos no corpo;
  • Inchaço no corpo.

Esses sintomas podem desencadear compulsão alimentar durante a TPM. É necessário ter cuidado com chocolates, queijos e vinhos. Estes alimentos podem piorar a intensidade das dores de cabeça.

Quais são os Tratamentos mais indicados?

Para mulheres que sofrem com a enxaqueca catamenial, anticoncepcionais podem ser indicados. Nunca se esqueça de conversar sobre o seu anticoncepcional com o seu médico neurologista. Pode ser que uma pílula apenas com progesterona seja o mais indicado. Se for ocaso, pode ser indicado também a pílula de uso contínuo.

O tratamento hormonal pode ser associado com uma dieta para manter os níveis de serotonina no corpo. Deve-se sempre tomar cuidado com alimentos e bebidas que podem desencadear a enxaqueca, como chocolate e o vinho. Peixes e frutos do mar em geral são ótimos para dietas saudáveis e para manter a serotonina em alta. Outras opções são frutas oleoginosas.

Exercícios físicos também são indicados. Esportes, caminhadas, qualquer tipo de exercícios que exija esforço no final vão compensar os níveis hormonais. Expor-se à luz solar também é recomendado.

Outras Indicações:

  • Beber água com frequência: durante a TPM é normal o corpo ficar inchado. A água ajuda a diminuir o inchaço. 
  • Não precisa largar completamente o chocolate durante a TPM. Médicos recomendam comer com moderação. Chocolates amargos costumam ser mais saudáveis e com menos gordura que os chocolates ao leite.
  • Se a vontade de doces for incontrolável, busque opções mais saudáveis para não exagerar no açúcar. Frutas secas são ótimas opções para matar a vontade de doce. Sucos naturais também são ótimas opções.
  • Médicos também indicam atividades relaxantes, como yoga e meditação.  
Chocolate amargo.
Schwarze Schokolade

Mesmo com as indicações acima, busque um médico neurologista. Apenas ele poderá auxiliar com o ginecologista a receitar o melhor tratamento para evitar a enxaqueca.  

Fontes:

http://www.headachejournal.org/SpringboardWebApp/userfiles/headache/file/Portugese/Port%20-%20Enxaqueca%20(Migranea)%20Menstrual.pdf

http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/tpm.pdf

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/29210/1/INFLU%C3%8ANCIA%20HORMONAL%20NA%20ENXAQUECA-%20HUGO%20J.M.%20RIEIRO.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *