Tratamento para Enxaqueca: métodos naturais e remédios para curar a dor de cabeça

A enxaqueca é uma doença que não tem cura. Porém, hoje em dia existem diferentes métodos de combater o problema, acabando com a dor e prevenindo que novas crises de dor de cabeça aconteçam.

Nesse sentido, é possível encontrar remédios, chás e tratamento naturais e alternativos para viver uma vida plena, diminuindo consideravelmente a enxaqueca.

Se interessou pelo assunto? Então saiba agora diferentes tipos de tratamento para enxaqueca e descubra qual o mais adequado para o seu tipo de dor de cabeça.

Remédio para Tratamento de Enxaqueca

Tipos de remédio para enxaqueca

Dentre os remédios para enxaqueca, é possível encontrar diferentes tipos de comprimidos específicos que tratam todos os graus de intensidade da dor. Por isso, a consulta médica é sempre imprescindível para saber que tipo de enxaqueca a pessoa possui, e assim ter em mãos o remédio e o tratamento certo para cada caso.

Os remédios para enxaqueca são divididos em diferentes níveis e finalidades. Confira abaixo os principais nomes:

  • Analgésicos e Anti-inflamatórios: Paracetamol, Ibuprofeno ou Aspirina. Ajudam apenas a aliviar a dor momentânea, não tratando o problema como um todo;
    Triptanos: Zomig, Noramig ou Sumax. A base de triptamina, são utilizados para tratar de enxaquecas e cefaleias, constringindo vasos sanguíneos e bloqueando a dor de cabeça;
  • Ergotamina: Cefaliv ou Cefalium. Utilizados para tratar enxaqueca quando os anti-inflamatórios não trazem os resultados desejados;
  • Antiemético: Metoclopramida. Combate náuseas causadas pela enxaqueca, porém combinado com outros medicamentos que auxiliam no alívio da dor;
  • Opioides: Codeína. Recomendado para tratar a enxaqueca de pessoas que não podem tomar Triptanos e/ou Ergotamina;
  • Corticoides: Prednisona ou Dexametasona. Utilizado com outros tipos de medicamentos que tratam enxaqueca e dores de cabeça em geral.

Tratamento para Enxaqueca com Aura

Para tratar a enxaqueca com aura, aquela caracterizada por gerar sintomas de alucinações visuais e cegueira momentânea, é indicado tratar a causa desencadeadora da dor. Dessa forma, é preciso ter em mãos o diagnóstico correto, a fim de entender o que causa as dores de cabeça desse tipo de enxaqueca, para combater o problema profundamente.

Depois de saber o que desencadeia a enxaqueca, recomenda-se evitar os precedentes e então fazer um tratamento com remédios específicos, como neuromoduladores, betabloqueadores, antidepressivos, derivados da ergotamina, anti-histamínicos e anticonvulsivantes.

Tratamento Natural para Enxaqueca

Acupuntura para enxaqueca

Existem tratamentos naturais para combater a enxaqueca. Normalmente eles estão associadas à alimentação, tratamentos alternativos e ao consumo de chás e remédios caseiros.

Confira a lista de dicas abaixo e fique por dentro de métodos naturais para combater a enxaqueca:

  • Beba chá: chás de camomila, gengibre, hortelã, boldo e erva cidreira são os principais nomes para quem procura por receitas caseiras para tratar dores de cabeça. Suas propriedades calmantes aliviam a dor e trazem relaxamento ao corpo, diminuindo a tensão.
  • Alimentação equilibrada: alimentos com cálcio possuem antiespasmódicos que contribuem para o alívio da dor de cabeça, principalmente aquela sentida por mulheres no período menstrual. Aliados à vitamina D, podem ajudar a diminuir a frequência e duração da dor, além de contribuir para diminuir a intensidade. O ômega 3 também contribui para boa saúde e ajuda no combate da enxaqueca. Alimentos com magnésio é uma outra opção para prevenir o reaparecimento da dor. Por isso, aposte em uma alimentação que contenha vegetais verdes, cereais, peixes, azeite, linhaça e outros que contenham esses nutrientes. Além disso, alimentos que agem como antioxidantes também são boas opções.
  • Óleos essenciais: esse tipo de tratamento é bastante eficaz para aliviar os sintomas que estão associados à dor de cabeça. Podem ser colocados na pele, por meio de difusores ou acrescentado em compressas de água fria ou morna. Dentre as opções, estão os óleos essenciais de gengibre ou menta para náuseas, manjericão para cefaleia, helichrysum para inflamação, eucalipto para congestão, camomila, lavanda ou sálvia para relaxar uma crise e de manjerona para efeito sedativo.
  • Acupuntura: esse é um tipo de tratamento bastante usado por pessoas que procuram pelo fim da enxaqueca. A acupuntura pressiona pontos específicos do corpo, trazendo alívio e relaxamento, afastando diferentes dores, como a dor de cabeça.
  • Água e gelo: a enxaqueca muitas vezes é causada devido a falta de hidratação do corpo, por isso, é importante mantê-lo sempre hidratado, bebendo água e evitando líquidos como cafeína e refrigerante em excesso.

Tratamento para Enxaqueca Menstrual

Mulher com enxaqueca menstrual

A enxaqueca menstrual pode ser tratada através de remédios, como os analgésicos, anti-inflamatórios e triptanos. Dentre os principais nomes é possível encontrar os seguintes comprimidos:

  • Paracetamol;
  • AAS;
  • Diclofenaco;
  • Cetoprofeno.

Outras medidas naturais e saudáveis podem ser adotadas para combater as dores. A seguir, estão alguns métodos para tratar a enxaqueca menstrual:

  • Alimentar-se com legumes e frutas durante o período menstrual;
  • Repousar quando necessário;
  • Evitar exposição à luminosidade;
  • Diminuir o ritmo no trabalho ou nos estudos;
  • Trabalhar a respiração;
  • Aliviar o estresse e ansiedade;
  • Praticar caminhadas;
  • Movimentar o corpo com diferentes tipos de exercícios físicos;
  • Praticar meditação.

No vídeo abaixo, o neurologista Abouch Valenty Krymchantowski fala mais sobre o tratamento da enxaqueca, que é completamente diferente do tratamento de uma dor de cabeça comum.

Fontes

http://www.headachejournal.org/SpringboardWebApp/userfiles/headache/file/Acute%20Migraine_Port.pdf

https://www.ipog.edu.br/revista-especialize-online/edicao-n9-2015/tratamento-farmacologico-profilatico-da-enxaqueca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *